Determinismo científico: Behaviorismo (vídeos)



O Behaviorismo (ou comportamentalismo) é uma corrente da psicologia que tem como foco de seus estudos o “comportamento”. O behaviorismo enfatiza como o meio molda o comportamento dos indivíduos. O behaviorismo teve como fonte de inspiração as peqsquisas desenvolvidas com cães pelo russo Ivan Pavlov.
No entanto foi o americano John Watson que cunhou o termo behaviorismo para se referir a nova ciência do comportamento. Tal como Pavlov, o americano Watson também usou animais em seus experimentos, mas o que chama a atenção são seus experimentos desenvolvidos com crianças. 


Conterrâneo de Watson, Burrhus F. Skinner desenvolveu experimentos afim de condicionar o comportamento de ratos e pombos. Esse tipo de experimento era realizado com as famosas "caixas de Skinner”. Mas tal como Watson, para Skinner o que interessava mesmo era poder aplicar os resultados desses estudos aos seres humanos. Os quatro vídeos a seguir tratam do desenvolvimento do behaviorismo, desde as descobertas de Pavlov até a “caixa de Skinner”. Todos os vídeos são excelentes para uma discussão filosófica do tema “liberdade e determinismo”.






Compartilhe no Google+

0 comentários: