Uma lição de lógica de South Park (estudo dirigido)



O texto a seguir foi retirado do livro "South Park e a Filosofia" e trada de temas de lógica formal. No final do texto há duas questões e os dois episódios mencionados no texto disponíveis para download.









De um modo geral, existem dois tipos diferentes de argumentos: argumentos dedutivos e argumentos indutivos. Nos argumentos dedutivos, o locutor pretende que a conclusão siga as premissas com absoluta certeza de forma que, se todas as premissas forem verdadeiras, a conclusão deverá ser verdadeira sem nenhuma sombra de dúvida. Dizer que uma conclusão segue uma premissa significa que é justificável termos racionalizado apropriadamente a partir de uma afirmação (a premissa) para outra afirmação (a conclusão). Cartman cria um argumento dedutivo no episódio "A conspiração da fada dos dentes", que é mais ou menos assim:

Premissa 1: Se os meninos juntarem os dentes que caíram, vão ganhar dinheiro da Fada do Dente.
Premissa 2: Se ganharem dinheiro da Fada do Dente, poderão comprar um Dreamcast da Sega (videogame)
Conclusão: Portanto, se os meninos juntarem os dentes que caíram, poderão comprar um Dreamcast da Sega (videogame).

Podemos ver que, com as duas premissas são verdadeiras , a conclusão deve ser absolutamente verdadeira. Também podemos ver que não existe outra conclusão que possa ser corretamente formada a partir dessas premissas. Na verdade, ao observar as premissas, é possível saber a conclusão antes de lê-la.

Nos argumentos indutivos, o locutor pretende que a conclusão siga as premissas em um grau de probabilidade ou possibilidade de forma que, se todas as premissas forem verdadeiras, a conclusão provavelmente ou possivelmente será verdadeira, porém ainda é possível que a conclusão seja falsa. No episódio "Toalhinha", os meninos percebem que, quando falam sobre qualquer coisa que tenha a ver com toalhas, Toalhinha aparece, e eles racionalizam assim:

Premissa 1: Porque, no passado quando mencionávamos coisas relacionadas a toalhas, Toalhinha aparecia.
Premissa 2: E que vamos mencionar algo relacionado a toalha agora.
Conclusão: Podemos concluir que Toalhinha vai aparecer.

Podemos observar, desde que as premissas sejam verdadeiras, que a conclusão, provável ou possivelmente, é verdadeira, mas não é definitivamente verdadeira. Faz sentido concluir que Toalhinha vai aparecer, graças à experiência passada. Mas a verdade sobre a aparição de Toalhinha no passado não garante que, com absoluta certeza ou sem dúvida, Toalhinha vai aparecer. Ainda é possível que Toalhinha não apareça, portanto a conclusão é meramente provável ou possível. No episódio, Toalhinha aparece, mas não precisaria, necessariamente, ter aparecido.

Episódio: A conspiração da fada do dente

Episódio: Toalhinha

Senha para descompactar: osgriffins.blogspot.com.br

QUESTÕES

Com base no texto acima e nos episódios mencionados, respondam as questões a seguir.

1. A partir do texto, explique a diferença entre dedução e indução.

2. Crie você um argumento dedutivo e um argumento indutivo sobre qualquer assunto.
Compartilhe no Google+

0 comentários: