segunda-feira, 9 de abril de 2012

Teoria do desenvolvimento moral (atividade: 2º ano)

O filósofo e psicólogo estadunidense Lawrence Kohlberg (1927-1987) elaborou uma famosa teoria do "desenvolvimento moral". De acordo com Kohlberg, ao longo da vida os indivíduos passam por diferentes níveis de desenvolvimento moral. O filósofo procurou compreender em qual idade estes diferentes níveis aparecem e quais são suas principais características. Algumas das ideias de Kohlberg podem ser conferidas nesse texto estudado em sala de aula: clique aqui para ler o texto. A tabela abaixo explica os diferentes níveis de desenvolvimento moral estudados por Kohlberg. 
ATIVIDADE

Cada grupo deve identificar em duas tirinhas abaixo (selecionadas em sala de aula) em qual nível de desenvolvimento moral estaria o personagem (ou os personagens, quando possível). Justifique sua resposta, indicando o que no quadrinho levou você a identificar esse nível de desenvolvimento moral.

TIRINHA 1











TIRINHA 2




TIRINHA 3




TIRINHA 4




TIRINHA 5




TIRINHA 6




TIRINHA 7




TIRINHA 8




TIRINHA 9




TIRINHA 10






















TIRINHA 11




TIRINHA 12




TIRINHA 13


TIRINHA 14




TIRINHA 15




TIRINHA16

22 comentários :

Componentes do Grupo: Ana Coutinho, Bruna Dutra, Bruno Smit, Josefh Leônides, Vitor Soares, Wendel Scardua
Turma: 2°M06

Tirinha 03: A tirinha tem o nível moral pré-convencional, pelo fato do Ferreirinha só pensar em si própio ao ponto de dizer que deseja ser cremado com todo o seu dinheiro, ao ter que deixar para os pobres.

Tirinha 9: Já essa tirinha tem o nível pós-convencional pois o Calvin demonstra os seus principios, e escolhe entregar a prova em branco doque ter que colar.

Componentes do Grupo: Ariadina Santos, Ariane Soares, Bruna Kreitlow, Karolina Rasch, Larissa Abreu, Lorena Reis, Pâmela Oliveira.
turma: 2ºM03

Tirinha 05: A tirinha tem o nível de desenvolvimento moral pré-convencional pois, mesmo não querendo tirar o lixo, Calvin obedece a ordem de seu pai.

Tirinha 07: tem o nível pós-convencional pois a Mafalda mostra ter noção de igualdade e justiça.

componentes do grupo:NATHALIA,lOHRAYNE,PEDRO E LENON.
TURMA:2ºM06
TIRINHA 12:A TIRINHA TEM O NIVEL MORAL CONVENCIONAL,POIS ELA TEM Á AGRADAR UM GRUPO DE AMIGOS E VIVER BEM EM UMA SOCIEDADE.

TIRINHA 11:ESSA TIRINHA TEM O NIVEL PRÉ-CONVENCIONAL,POIS ELE MOSTRA UMA ATITUDE EGOCÊNTRICA E TEM PRÓPRIOS JULGAMENTOS MORAIS.

Componentes do Grupo: Gleice Kelly, Thainá Fraga, Laise, Helohá, Thuany !
Turma: 2º M06

Tirinha 15 : Nivel pré convencional, por que na tira Calvin se mostra imaturo e egocêntrico por não compreender a mãe, quando está lhe sugere um acordo.

Tirinha 10: Nivel convencional, por que na tira Calvin se mostra maduro, reconhecendo as idéias do seu amigo, mais não tendo a mesma maturidade que um adulto com principios e conhecimentos própios.

Componentes do grupo: Gabriel, Géssica, Calebe, Cleiton, Valesca, Patrick e Dihekson. 2°M03

Tirinha 15: Pré convencional, pois ele tem a recompensa de dormir meia hora mais tarde e brincar se obedecer.

Tirinha 3: Pré convencional, ele assume uma postura egocêntrica.

Grupo: Taiciene, Gabriela, Maria Caroline, Nathalia Cardoso e Nayane
Turma: 2ºM03

Tirinha 1:
Pós Convencional, pois o personagem de Mafalda teve noção do que era o certo e errado naquele momento.

Tirinha 2:
Pré- convencional, pois o personagem foi egocêntrico se importando apenas com as recompensas que ele iria ganhar se fosse um “bom menino”.

grupo: Estefany, Thaynara, Lorena, Denner, Luiz Henrrique, Amanda
turma: 2ºm03

Tirinha 12:
desenvolvimento moral "convencional", pois está tentando se passar por um "bom moço", tentando ser legal com os amigos

Tirinha 14:
desenvolvimento moral"Pré-convencional", quando a mãe do Calvin pede para ele levar o lixo para fora, ele interroga querendo saber o que isso dará para ele, com o pensamento egocêntrico, que é normal para as crianças de sua idade

Grupo : Adriely , Flaviane , Jamilly , Larrissa , Mayller e Moacyr 2V8
tirinha 3; o personagem principal senhor vásquez, encontra-se no estagio pre convencional esta na fase de esgoismo, pu seja, ele pensa apenas em si mesmo.

Tirinha 13 : os personagens estao no estado convencional, e na fase onde querem agradar aos que estao ao seu redor.

grupo:leonardo,claudio,cleidimar,izailton 2°v8
tirinha 10:pré-convencional,pois o calvin não liga para o que está a sua volta,pensa em si mesmo,ele deixa que os outros discutam se o que ele faz é certo ou errado.
.
tirinha 12: convencional por que o menino quer ser legal com a menina que ele vai emprestar a luva dele.

grupo:Lana,Karina,Marcela,Aline,Vanessa,Jhessica e Cássio
Turma:2°v9
tirinha 10:O personagem esta se apresentando no estagio pré-convenciona,pois ele busca agradar os seus interesses,também ele é uma criança e não busca ver o interesse do próximo,ele é uma pessoa egocêntrica.

Tirinha 13:Nesta,o personagem apresenta-se em um estagio convencional,porque independentemente de ser algo bom ou ruim para ele, Calvin busca agradar o grupo,se comportando como as pessoas "legais",isso juntamente com o Haroldo.

Tirinha 04:Como não poderia faltar uma tirinha com o estagio pós-convencional,esta é apresentada assim,pois a Mafalda que é a personagem principal pensa no bem estar de outras pessoas não apenas em seu próprio bem estar,ela se preocupa com valores mútuos como a justiça e igualdade social,de uma forma geral.

Grupo: Mayara Rackely,Carlos Vinicius, Kerolainy, Aymara, Jefferson, Deivisson 2°VO8

Tirinha 8: O propio Calvin diz que ele tranforma suas atitudes em principios . Seu comportamento é regulado pelos seus principios independentemente dos grupos ou das pessoas que o cercam , Calvin dita normas a ele mesmo independentemente de ameaças ou de qualquer recompensa.Sendo assim uma TIRINHA PÓS-CONVENCIONAL.

Tirinha 6: O menino ele quer ser valorizado pelas suas atitudes assim como grandes homem tambem ganharam reconhecimento pelos seus atos. O garoto quer fazer grandes atos para ser reconhecido por seus familiares , nação . Sendo assim A TIRINHA CONVENCIONAL.

Tirinha 9: Calvin ficou na duvida se colava ou nao na prova. Se ele colase poderia ser punido ou se ele colase poderia se dar bem na prova ,Calvin ficou na duvida entre o certo e errado sabendo que o certo poderia livra-lo de uma punição e o errado poderia trazer um beneficio de tirar nota boa na prova. TIRINHA PRÉ-CONVENCIONAL.

tirinha1:pós-convencional por que ela sabe que não e serto. e uma atitude oposta a lei.mafalda sabe o serto tirinha2:pré-convensional não pensa no que vai aconteçe. mas so se enporta en sida bem. pensa en ser reconpensado pelos erros tirinha12:convencional da uma de bonzinho.no fato de estar tentando ser legal
nome do grupo:diego:adriano:camila:larissa:gracilene

grupo:Bruna schimith,Danielle Paixão,Lorrayne Barros
turma:2ºm04

tirinha 2:pré-convencional,pois o personagem da tirinha pensa na recompensa.

tirinha 6:convencional,o personagem procura se espelhar em outras pessoas(avô).

grupo:Yan Schimitberger, Leonardo Pessanha, Luiz Claudio, Jayro Luiz, Renan Cribari, Mauriani, Lorena
turma:2ºM06

Tirinha 5: Pré-convencional, pois ele diz "Eu tenho o direito de fazer o que bem quiser, a hora que quiser"ele só pensa em si mesmo

tirinha 7: Pós-convencional, pois a mafalda se preocupa com os pobres relatando que deveria haver uma igualdade e que lhes deviam oferecer condições minimas para sobreviver

Grupo: Brenda Wlhlig, Thais Souza, Brenda Gonçalves, Klézia e Heverton Toti Turma: 2°M05

Tirinha 9: Pós-convencional, porque ele seguiu seus principios e viu que não era correto colar na prova, pois foi falta de responsabilidade dele não estudar.

Tirinha 15: Pré-convencional, pois Calvim pensa na recompensa que ele irá receber se obdecer a sua mãe.

Grupo: Natália Amaral, Julia e Eduardo. 2º m03
Tirinha 9: Pré-convencional
Tirinha 11: Pós-cnvencional

Nomes: Bruno Bastos, Allison, Wantuiu, Sandro, Gabriel
Série: 2° V08

Tirinha 1:
Pós-Convencional, pois no último quadrinho a Mafalda fala que o inquilino é o que está dentro dela, ou seja, a sua consciência.

Tirinha 15:
O estágio moral identificado na tirinha é o pré-convencional, já que o Calvim obedece a mãe por causa da recompensa.

Componentes: Thainá Azeredo, Raniela Borges, Milena Daltio, Roberto Tayrone e Felipe.
Série:2°M04
Tirinha 9:
Pós-Convencional, pois a sua ação se baseia no que ele acha que é certo e segue isso mesmo que alguém diga o contrário.
Tirinha 3:
Pré-Convencional, pois sua ação se baseia no que impõem a ele, ou seja, aceitar o que o outro diz.

COMPONENTES: AMANDA, BRENDA CANDEIA, LETICIA, HENRIQUE, LUCAS NEVES, TAYNÁ KIRMSE E PAMELA FIOROTI.
SÉRIE: 2ºM05

TIRINHA 07→ 1º Pós-Convencional: Mafalda
2º Pré-Convencional: Amiga de Mafalda
Justificativas:
1º Pois Mafalda pensa universalmente, procurando direito iguais para os humanos e respeito a dignidade dos seres humanos.
2º A amiga de Mafalda é caracterizada com uma postura egocentrica, de modo que suas ações a façam pensar em si mesma.

TIRINHA 02→ 1º Pré-Convencional: Calvin
2º Convencional: Haroldo
Justificativas:
1º Calvin se baseia no que é certo ou errado através das recompensas que irá receber, por fazer determinadas ações.
2º Haroldo aceita a opinião da sociedade, é um "bom moço".

TIRINHA 11→ 1º Pré-Convencional: Calvin
Justificativa:
1º Calvin só se preocupa com si próprio de forma a pensar que não precisa fazer nada e colocar a culpa nos outros.

COMPONENTES:Dhyeison,Murilo,Gisele,Thais Oliveira,Luana,Marcia,Igor.
Série:2M04

TIRINHA 5: pré-convencional.A criança assume um carater egocentrico e só pensa nela mesma não querendo receber ordem de ninguém.Ela acha que ela sabe o que é certo e o que é errado.

TIRINHA 16: Convencional.A mulher quer o reconhecimento de um determinado grupo de que ela faz parte.No caso,o marido dela.

TIRINHA 15 : Pré-convencional.A criança não quer fazer o que sua mãe manda,mas fica esperando uma recompensa da sua mãe,e consegue.

Componentes do Grupo: Adrieli Vassolér, Hellen Medeiros, Larissa Alvarenga e Marcia
Turma: 2°M04

Tirinha 08: A tirinha tem o nível moral pré-convencional pois, em suas ações ela só pensa em si mesma, buscando satisfazer suas vontades.

Tirinha14: A tirinha tem o nível moral pré-convencional pois, ele reconhece a autoridade e tem medo de sofrer alguma punição.

Grupo: Thayná, Marcos Antonio, Vitor Antonio, Paulo, Lorinei.
Turma: 2ºV09

Tirinha 8: Pré convencional , porque no último quadrinho ele fala o que der na telha, em princípios, ou seja, o que ele quiser fazer.

Tirinha 15: Pré convencional, o menino não obedece a mãe, porque ele que em troca uma recompensa.

Tirinha 16: Convencional, porque ele quer agradar a mulher dele.

COMPARTILHAR